Quarta-feira, 15 de Outubro de 2008

Rede de Bibliotecas Escolares

Teresa Calçada visitou concelho da Mealhada

A coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura visitou o concelho da Mealhada. Teresa Calçada conheceu algumas escolas que estão integradas na RBE e testemunhou a assinatura do Regulamento do Grupo de Trabalho Concelhio, que oficializa a cooperação entre as bibliotecas escolares e a Biblioteca Municipal da Mealhada. “Chegar a um sítio onde o programa da RBE funciona bem só merece o meu reconhecimento”, afirmou Teresa Calçada.

A coordenadora nacional da RBE, Teresa Calçada, e a coordenadora inter-concelhia da RBE, Helena Duque, estiveram no concelho da Mealhada e visitaram algumas das escolas que já estão integradas na RBE, como a EB1 de Barcouço, a EB 2/3 da Pampilhosa, a EB 2/3 da Mealhada e a Escola Secundária da Mealhada. A visita estendeu-se ainda a algumas bibliotecas escolares, à biblioteca municipal e ao Bibliomealhada, que recebeu os maiores elogios de Teresa Calçada. “Este projecto é maravilhoso, ainda para mais quando foi concebido por funcionários da autarquia”, salientou.

Teresa Calçada ficou muito satisfeita com o que viu: elogiou as escolas, as bibliotecas escolares, a biblioteca municipal e, sobretudo, o trabalho de cooperação que está a ser desenvolvido no âmbito da RBE. “É com muita satisfação que verifico que se trabalha com um catálogo colectivo, que uma escola tem também uma mala com livros da biblioteca pública, deste projecto caseiro do bibliomóvel, que se trabalha bem em rede”, sublinhou a coordenadora nacional, acrescentando: “É um gosto para mim vir a um concelho destes, onde está a ser tão bem executada uma estratégia desenvolvida por nós”.

“Os vossos sucessos são os nossos sucessos”, acrescentou ainda a responsável, já no final da visita, antes de testemunhar a assinatura do Regulamento do Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas da Mealhada (RBM). “Obrigada às escolas, obrigada à autarquia por este investimento na leitura, na Cultura, na Educação”, afirmou Teresa Calçada, concluindo: “Chegar a um sítio onde o programa RBE funciona bem só merece o meu reconhecimento”.

“Há uma grande preocupação da autarquia com estas questões, com a escola, com a Educação”, afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, lembrando, contudo, que “o maior investimento que o município da Mealhada faz é considerado despesa corrente”. “O investimento na Educação, na Cultura, na leitura é despesa corrente”, frisou o autarca, defendendo que deveria haver uma despesa classificada para este investimento, que é prioridade da autarquia. “Fomos os primeiros a negociar a transferência de competências para as autarquias na área da Educação, fomos dos primeiros 90 a assinar os acordos com o Governo e, neste projecto da RBE, temos dado sempre o nosso apoio e vamos dar sempre o nosso apoio”, concluiu Carlos Cabral, reiterando que Educação é uma das prioridades deste Executivo Municipal.

 

Assinatura de Regulamento

A sessão terminou com a assinatura do Regulamento do Grupo de Trabalho Concelhio da RBM. Um grupo de trabalho composto por representantes dos dois agrupamentos de escolas do concelho, pelo director pedagógico da Escola Profissional, pelos coordenadores das bibliotecas escolares dos agrupamentos, pelo representante da Câmara Municipal da Mealhada na área da Educação, pela responsável da Biblioteca Municipal da Mealhada e pelo coordenador do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), que visa assegurar a continuidade e bom funcionamento do projecto RBM, regulando as parcerias previstas para a consolidação das dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias.

O Grupo de Trabalho Concelhio da RBM tem como principais objectivos, segundo o Regulamento, criar e dar continuidade à organização e gestão de projectos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas; desenvolver actividades de formação, animação, dinamização e promoção das literacias nas escolas, em colaboração com a Biblioteca Municipal da Mealhada; sensibilizar as diferentes estruturas de articulação curricular para a importância das bibliotecas no processo de educação e formação para a cidadania; promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local, a Biblioteca Municipal e Câmara Municipal da Mealhada; fomentar a ligação inter-escolas através da partilha e cooperação efectivas; fomentar o desenvolvimento de uma política coordenada de aquisições, a troca de informação bibliográfica e a dinamização do empréstimo interbibliotecas; desenvolver um catálogo colectivo on-line das bibliotecas escolares e Biblioteca Municipal da Mealhada; promover a troca de experiências entre as bibliotecas da rede concelhia; difundir as experiências realizadas e divulgar as actividades do grupo de trabalho.

 

 

publicado por quiosquedasletras às 07:15

link do post | comentar | favorito

Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub