Milhares protestam contra fecho das Urgências
Cerca de cinco mil pessoas manifestaram-se na tarde de domingo, dia 23, em Anadia, contra o anunciado encerramento - no dia 2 de Janeiro, do serviço de Urgências do Hospital José Luciano de Castro. A população saiu à rua para manifestar-se em protesto, através de uma marcha lenta, que terminou junto àquela unidade de cuidados de saúde. O cortejo foi encabeçado por Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia e por presidentes das Juntas de Freguesia.
Os populares concentraram-se antes das 15 horas em frente ao Edifício dos Paços do Município. Eram aos milhares, oriundos das 15 freguesias do concelho de Anadia. A tarde de sol ajudou. E Litério Marques estava satisfeito com a mobilização dos seus munícipes. Contudo, alguma revolta não deixava de invadir o autarca, que não esconde sentir-se “enganado”, visto garantir nunca ter-lhe sido dito que alguma vez as Urgências pudessem encerrar.
“O ministro (Correia de Campos) portou-se tremendamente mal. Num almoço em Elvas falou-me sempre de um tratamento diferente. Anadia seria um caso diferente porque tem todas as condições. Foram gastos cerca de três milhões de euros em obras de remodelação, o hospital é certificado, daí eu ter entendido que o Ministro da Saúde falasse sempre de um hospital diferente”, dizia Litério Marques.
A dada altura o autarca começou a organizar o cortejo. Na frente seguia uma viatura da Junta de Freguesia de Sangalhos, com altifalantes e cartazes, onde podia ler-se: “O Sócrates adoeceu! Rápido, para Sangalhos!”. E mais em baixo: “Novo Hospital de Sangalhos”.
Palavras contra o Governo
Os mais de cinco mil manifestantes gritaram sem parar palavras de ordem contra o Governo e contra o Ministro da Saúde, Correia de Campos.
Manuel Moniz, de Espairo, São Lourenço do Bairro, 67 anos, um dos manifestantes, referiu que “o povo de Anadia é muito pacífico”. “Temos uma auto-estrada que atravessa o concelho e um caminho-de-ferro. Se cortássemos estas duas vias é que era trabalho”, sugeriu.
“O ministro (Correia de Campos) devia ser enterrado num poço. Ao cimo da terra não anda a fazer nada”, atira Abílio Morais, da Junqueira, freguesia da Moita, 57 anos.
Da Câmara, o cortejo seguiu para a Avenida 5 de Outubro, depois para a Rua das Flores (Lidl), Rotunda do Itinerário Complementar 2 (IC2), IC2, nova rotunda do IC2, desta vez junto à EB 2/3 de Anadia, Avenida 25 de Abril e finalmente as Urgências do Hospital José Luciano de Castro.
De destacar que à chegada da rotunda da EB 2/3 de Anadia, a população parou no IC2, bloqueando o trânsito. Mas Litério Marques apelou ao microfone para que não o fizessem, “para não criarmos problemas. Foi um incidente sanado, que até pode ser considerado feliz, na medida em que o intuito das pessoas foi tornar a manifestação mais eficaz. Foi a emoção”, justificou.
Ministro não vai recuar
Já o sol se estava a pôr quando o cortejo chegou às Urgências. Litério Marques agradeceu a presença de todos e garantiu que mais acções vão haver, até que Correia de Campos recue. “Ainda não existe nenhuma comunicação por escrito a informar que as Urgências vão fechar, apenas uma ordem de serviço da Administração Regional de Saúde do Centro a anunciar o dia 2 de Janeiro. E se chegar a confirmação, avanço com a providência cautelar”, garantiu.
De acordo com a Agência Lusa, fonte do Ministério da Saúde disse que “a decisão é para o melhor das populações. Não faria sentido voltar atrás. A decisão é para manter e já foi anunciada”. (Foto: J. Pires)
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB