Câmara Municipal de Águeda promove Natal Solidário
Durante o ano de 2007, a Câmara Municipal de Águeda, com o objectivo de proporcionar a todos os munícipes do concelho o acesso a um vasto programa Cultural, desenvolveu uma iniciativa a que deu o nome de “Sextas-feiras Culturais”. A iniciativa, que decorreu na segunda sexta-feira de cada mês ao longo de todo o ano, teve como seu último espectáculo o “Concerto Natal Solidário”, que teve lugar no dia 14 de Dezembro, no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda.
Para este concerto, a Câmara Municipal contou com a colaboração de várias associações do concelho: o Coro da Cruz Vermelha Portuguesa do Núcleo de Águeda, o Coral Polifónico Cantate Iubilo, o Orfeão da Associação Cultural de Recardães, o Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo e o Orfeão de Barrô, as quais prontamente se disponibilizaram para se associarem à iniciativa.
O concerto, mais do que um momento cultural foi um momento solidário, onde os espectadores e os elementos das associações participantes se juntaram a esta causa e colaboraram doando roupas e brinquedos, que a Câmara Municipal, com a ajuda da Cruz Vermelha, distribuiu pelos mais carenciados do concelho de Águeda.
No palco, os cinco coros participantes encantaram os espectadores com os festivos cânticos de Natal e as músicas de alegria e fraternidade. E as ofertas cedidas alegraram o Natal dos mais carenciados.
Promovida pela Câmara Municipal de Águeda, a iniciativa fez as delícias de todos aqueles que assistiram ao verdadeiro espírito natalício que esteve presente.
“À procura do Ó-Ó perdido!” para as crianças
No dia 16 foi a vez das crianças se divertirem com o ambiente festivo que caracteriza a época. “À procura do Ó-Ó perdido!” foi a peça de teatro que colocou a pequenada em agitação para encontrar o Ó-Ó do protagonista.
Uma peça de Pascal Sanvic que primou pela interactividade com que brindou os pequenos espectadores. O bebé protagonista solicitava constantemente os conselhos das crianças para o ajudarem na sua busca, ao mesmo tempo que partilhava com elas as suas descobertas e alegrias.
Festa não esquece os idosos
No âmbito das Tardes Seniores que a autarquia promove desde o mês de Março, na quarta-feira, dia 19 de Dezembro, foi a vez dos idosos serem brindados com um espectáculo de luz e cor.
No Cine-Teatro São Pedro, o Grupo Juvenil Salesiano de Vale Domingos, composto por nove elementos, fez a festa e animou durante uma hora e meia a plateia composta pelos idosos que frequentam as instituições do concelho de Águeda. A iniciativa contou com o apoio de Maria da Luz, responsável pelo projecto do qual faz parte o Grupo Juvenil Salesiano de Vale Domingos e das técnicas das diversas instituições presentes. No final, a Câmara Municipal ofereceu uma pequena lembrança a cada uma das instituições, bem como às suas técnicas e ao Grupo Juvenil Salesiano de Vale Domingos.
Este espectáculo, com muita música e dança, aliava a novidade e a criatividade dos jovens à alegria e admiração dos idosos. No final, a vereadora do pelouro da Cultura e Tempos Livres, Elsa Corga, agradeceu a presença de todos os que participaram no espectáculo, desejando um Bom Natal e um Feliz Ano Novo. Estes espectáculos, fruto do empenho e dinamização da autarquia, pretenderam proporcionar momentos de convívio, alegria e amizade, característicos da quadra que agora se vive. A todos os que participaram e àqueles que por diversos motivos não puderam estar presentes, votos de Boas Festas.
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB