Iniciativa realiza-se no Museu da Cidade de Aveiro
O Museu da Cidade de Aveiro vai acolher o workshop “Planificação e organização de exposições. O papel do curador” nos próximos dias 12 e 13 de Setembro, com sessões entre as 10 e as 19 horas.
As inscrições podem ser efectuadas directamente com a organização da iniciativa, através da sua página web www.antiframe.wordpress.com, onde também se encontra disponível para consulta o programa pormenorizado do workshop.
As sessões, a decorrer entre as 10 - 13 horas e as 14 - 19 horas, têm um cariz teórico-prático e estão organizadas em torno de quatro temáticas: “O trabalho do curador”; “Como se cria um projecto de exposição”; “Como se organiza uma exposição” e “Como se divulga uma exposição” explorando, segundo a organização, “os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico respeitante à prática curatorial, analisando-se ainda as metodologias subjacentes à implementação de projectos”.
Abordando, em particular, a função do curador, esta iniciativa centra-se na temática das exposições de arte contemporânea, dada a sua relevância no panorama da dinamização cultural actual. Neste contexto, o seu público-alvo são os estudantes de artes, cultura e comunicação, os artistas, os produtores e os agentes culturais.
A orientação/direcção do workshop é da responsabilidade de Cláudia Camacho, curadora independente e comissária de diversas exposições internacionais, doutoranda em História de Arte na Facultad de Bellas Artes da Universidad Complutense (Madrid) e coordenadora do projecto internacional AntiFrame Independent Curating Project.
Como seu convidado estará presente José Luís Neto, vencedor do Prémio BesPhoto 05, cuja formação se dividiu entre Lisboa (Plano Completo de Fotografia no Ar.Co) e Londres (projecto individual Ideia de Luz no Royal College of Art).
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB