Colecção de Adolfo Roque passa a integrar espólio permanente do museu de Anadia
Cerca de 1400 saca-rolhas, com peculiares formatos, de diversas cores, materiais e feitios estão patentes no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, numa exposição permanente que inaugurou no dia 23 de Maio.
Trata-se da maior e mais importante colecção de saca-rolhas portuguesa, agora pela primeira vez patente ao público, reunida pelo falecido Comendador Adolfo Roque (1934-2008), natural da freguesia de Barrô, concelho de Águeda.
Na tarde do dia 23 foi cumprida a sua vontade, com a assinatura do acordo oficial entre os herdeiros da família e a Câmara Municipal de Anadia, para os 1400 saca-rolhas, oriundos de todo o mundo, ficarem expostos no Museu do Vinho Bairrada, integrando o espólio permanente deste espaço.
Ana Paula Roque, filha, disse ser com imenso gosto que a família estava a ceder a colecção ao Museu do Vinho Bairrada, lembrando que uma parte já tinha sido doada - cerca de 200 saca-rolhas - sendo que agora o número total chega aos 1400. “Só ficámos com os repetidos em casa. O meu pai comprava tantos que às vezes já não sabia se já os tinha”, explicou.
A filha de Adolfo Roque lembrou que o pai era o único português a integrar o International Correspondence of Corkscrew Addicts (ICCA), um clube internacional com 50 sócios, de diversas nacionalidades, sendo todos “membros fanáticos por saca-rolhas e considerados os melhores coleccionadores do mundo. De todos eles, o meu pai era o que reunia menos saca-rolhas, que estavam espalhados pelos móveis de casa, até virem para este espaço”.
Ana Paula Roque sublinhou o desejo de que a exposição residente seja “muito visitada”, solicitando ao presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, que encetasse diligências no sentido do Museu do Vinho Bairrada passar a estar melhor sinalizado nas estradas, uma vez que “não se encontra uma única placa a identificá-lo na Estrada Nacional Nº1”.
Visivelmente satisfeito com a oferta da família Roque estava o autarca, que enalteceu o “valioso investimento” de Adolfo Roque com os saca-rolhas e agradeceu o carinho com que o Comendador sempre acolheu aquele espaço museológico, local que escolheu para ceder a sua colecção: “Este gesto ficará no coração de todos. Trata-se de uma dádiva de valor incalculável, passando o Museu do Vinho Bairrada a dispor de uma das mais importantes exposições do mundo de saca-rolhas”, terminou o autarca.
A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Aos fins-de-semana e feriados o horário é das 11 às 19 horas. O Museu do Vinho Bairrada encerra à segunda-feira. A entrada para visitar o espaço e todas as exposições patentes custa um euro.
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB