Terça-feira, 19 de Maio de 2009

“Escolíadas 2009” – 20ª Edição

Colégio de Albergaria, EPAV e Dom Dinis na final das “Escolíadas 2009”

O Colégio de Albergaria-a-Velha, com 287 pontos, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPAV), com 267 pontos e a Secundária Dom Dinis de Coimbra, que somou 266 pontos são os três estabelecimentos de ensino secundário que vão à final da 20ª edição das “Escolíadas”, que vai ser disputada no dia 22 de Maio, próxima sexta-feira, na discoteca “Outro Mundo”, no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada.

As três escolas finalistas foram conhecidas no final da sexta sessão de apuramento do concurso, no sábado, dia 16, a última sessão das “Escolíadas 2009” e também aquela que teve a “qualidade mais homogénea, com pouca discrepância entre as escolas concorrentes”, conforme referiu o júri.

Na sexta-feira, dia 15, prestaram provas a Escola Secundária Dom Dinis de Coimbra, que ao conseguir 266 pontos passou para o segundo lugar da tabela geral provisória de classificações; a Secundária de Vagos, que somou 238 pontos e a Escola José Estêvão de Aveiro, que ficou com 257 pontos.

Com a participação deste ano, a Dom Dinis completou a 18ª presença no concurso, trazendo às “Escolíadas 2009” o tema “Violência no Namoro”, considerado pelo júri “muito pertinente”, porque “a arte tem como papel na sociedade incomodar algumas mentes. E vocês conseguiram fazê-lo”.

A Secundária de Vagos escolheu a temática “Amor”, por ser um tema “alegre e algo que se sente de forma única”. E a José Estêvão escolheu a “Inspiração” para tema, apresentando uma irreverente prova de teatro com duas personagens a definir uma peça para apresentar nas “Escolíadas”, retratando o momento da criação de um espectáculo.

Teresa Sá, professora de Português na Dom Dinis e autora de alguns dos textos trazidos às “Escolíadas”, é também responsável, com a professora Manuela Nogueira, pelo grupo de Teatro da escola “e por este movimento ‘Escolíadas’ nesta altura do ano”. A docente explicou que a participação no concurso, além de ter como objectivo deixar uma mensagem, tem um outro: “Participarmos com dignidade”.

A Dom Dinis já conquistou o “tetra”, com quatro vitórias na final. Teresa Sá recordou que pessoas que passaram pelas “Escolíadas” são actualmente bons actores e profissionais do espectáculo e não terminou sem deixar de lembrar a petição que ainda está a correr, para que as “Escolíadas” continuem, apelando a que quem ainda não assinou o faça, para entregar o documento na Assembleia da República.

 

Sessão de sábado apura EPAV

A sexta e última sessão das “Escolíadas” trouxe ao palco da discoteca “Outro Mundo” a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPAV), que passou para o segundo lugar da tabela geral, com 267 pontos, sendo uma das finalistas no dia 22; a Escola Secundária da Mealhada, que com 265 pontos acabou por ficar afastada da final e a Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima de Esgueira, que somou 255 pontos.

A EPAV escolheu o tema “O Poder da Natureza”, que de acordo com Dina Teixeira, professora de Animação, responsável pelas provas de Dança e Claque, se deveu às preocupações da escola com o meio ambiente, por desde 2005 “sermos uma eco-escola, um projecto de carácter nacional, integrado na bandeira azul”. A escola “situa-se no meio da floresta, um espaço de magia, que também nos levou a apostar neste tema”, concluiu. 

Um ano depois, a Secundária da Mealhada regressou ao palco das “Escolíadas”, mas quando foram conhecidos os totais, o momento foi de “desilusão”, como disse Miguel Pereira, aluno do 11º ano, autor, com Elisabete Cruz, e actor principal da prova de Teatro. A escola favorita da noite trouxe o tema “E o Espectáculo continua…”, porque “este ano estamos de volta e apesar da crise as ‘Escolíadas’ continuam”, como referiu Helena, apresentadora da Mealhada.

Refira-se que a Mealhada ficou a um ponto do terceiro lugar da tabela geral, onde está a Secundária Dom Dinis. O mesmo sucedeu há dois anos, quando a Mealhada tinha participado pela última vez. A escola só não concorreu na edição de 2008 “por não ter um número de alunos suficiente”, como explicou Miguel Pereira.

A Dr. Jaime Magalhães Lima de Esgueira escolheu a temática “Circo” para apresentar na 20ª edição das “Escolíadas”. As provas apresentadas pretenderam reflectir uma dualidade humana: a doce inconsciência e a consciência de si. 

Dina Teixeira afirmou que a vitória da EPAV era muito ansiada pelo grupo, porque desde 2005 que a escola aguarda o momento, por nesse ano “termos ido à final e não termos ganho a Albergaria por um ponto”, explicou a professora, que considerou a vitória da noite “renhida, por termos ficado a apenas dois pontos da Mealhada”.

Para Cláudio Pires, da “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural”, esta foi “a melhor sessão de 2009. Apesar de ser algo complicada, por termos duas bandas a tocar e teatros relativamente exigentes”. Dada a energia das claques, Cláudio Pires admitiu “não ter sido fácil segurar a noite, porque não paravam. Houve ‘Escolíadas’ e isso deixa-me muito satisfeito”.

Sobre a final, Cláudio Pires disse tratarem-se de três escolas fortes, com temas muito diferentes e técnicas também distintas. “Gosto de conseguir isso. Não é fácil apresentar em palco três espectáculos tão distintos. Mas agrada-me o desafio”, terminou.

 

Final das “Escolíadas 2009” na sexta-feira, dia 22

A final das “Escolíadas 2009” realiza-se já na próxima sexta-feira, dia 22 de Maio, na discoteca “Outro Mundo”, no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada. As provas - Teatro, Dança, Música, Pintura, Claques e Cultura Geral - têm início marcado para as 23 horas.

Após terminarem as provas e saber-se quem é o vencedor, a noite vai prolongar-se nos Três Pinheiros, com a presença do conhecido animador da Antena 3, Fernando Alvim, que vai dar vida à pista de dança da discoteca “Outro Mundo”.

 

publicado por quiosquedasletras às 08:17

link do post | comentar | favorito

Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub