Sábado, 2 de Maio de 2009

“Escolíadas 2009” – 20ª Edição

Secundária da Gafanha da Nazaré atira Mira para segundo lugar da classificação geral

A Escola Secundária da Gafanha da Nazaré foi a que somou mais pontos, 255, na segunda sessão de apuramento da 20ª edição do concurso “Escolíadas”, que decorreu na noite de 30 de Abril, no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada. Este resultado colocou a escola em primeiro lugar no quadro da classificação geral, passando Mira, que tinha conseguido 248 pontos na sessão inaugural, de 24 de Abril, para a segunda posição.

A segunda sessão de apuramento contou ainda com a participação da Secundária Dr. João Lopes de Morais, de Mortágua, que totalizou 239 pontos. A noite de ontem ficou marcada pela ausência da Escola Secundária de Avelar Brotero, de Coimbra.

Em carta dirigida à “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural”, entidade que promove anualmente esta competição entre escolas, a presidente do Conselho Executivo, Ana Cristina Feio, informou lamentar da “não participação da Escola Secundária de Avelar Brotero na edição das ‘Escolíadas 2009’. Tornou-se inviável a preparação dos alunos nas diferentes prestações, de modo a resultar uma presença de qualidade, representativa do empenho dos nossos alunos e do bom nome da nossa escola”.

Desta forma, o “duelo” - nas provas de Teatro, Dança, Música, Pintura, Claques e Cultura Geral - foi travado apenas entre a Escola da Gafanha da Nazaré e a Secundária Dr. João Lopes de Morais, de Mortágua, ambas com participações “jurássicas” nas “Escolíadas”, visto serem participantes desde 1997.

“Poesia, na Rota do Tempo” foi o tema que deu a vitória à Secundária da Gafanha da Nazaré, incidindo nos poetas de várias eras como Bocage, António Gedeão, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Luís de Camões, Miguel Torga ou Natália Correia. O júri, na apreciação da prova de Teatro, que somou 63 pontos, considerou “interessante trazer para o espaço do teatro a palavra poética”.

A Secundária de Mortágua escolheu “Culturas de Rua” como temática a apresentar na discoteca “Outro Mundo”, a sala/palco das “Escolíadas”. De acordo com Célia Abreu, professora de Português e apresentadora da escola, “temida por alguns, desconsiderada por outros, responsabilizada por muitos, amada por tantos outros, a rua tem um fascínio muito próprio, que lhe confere uma aura de mistério”, sendo sobretudo os jovens “que se sentem aliciados pelo chamamento da rua, tornando-os susceptíveis a tantos perigos”. Um tema que o júri entendeu ser actual, felicitando por isso a escola, que recebeu 52 pontos na prova de Teatro.

Muito satisfeito com a vitória estava João Roque, professor de Biologia na Secundária da Gafanha da Nazaré: “Esta é uma escola de tradições nas ‘Escolíadas’, não podemos baixar o nosso nível. De qualquer forma não correu tão bem como gostaríamos, porque houve pequenas falhas a melhorar”.

O ano passado a escola que venceu a segunda sessão de apuramento ficou em terceiro lugar na classificação geral, tendo já conseguido dois segundos lugares, mas nunca tendo ganho nenhuma final, havendo agora esperanças de que a vitória possa acontecer nesta edição de 2009.  

Um homem das ciências mas também das artes, visto ter encarnado a personagem de Miguel Torga na prova de Teatro e também ter participado na de Pintura e na de Música, João Roque admitiu que este ano os ensaios e toda a preparação da escola iniciou mais tarde, “também porque havia a indefinição da continuidade das ‘Escolíadas’. Se tivéssemos tido mais tempo teria sido melhor”. O professor de Biologia não terminou sem antes sublinhar um aspecto que considera muito importante: “As ‘Escolíadas’ na nossa escola têm envolvido cada vez maior número de professores, o que motiva muito os alunos, criando-se outro tipo de ligação”.

Cláudio Pires, da “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural”, entende que a segunda sessão de apuramento correu ainda melhor do que a anterior. “Temos pena de não ter estado a Avelar Brotero, porque é uma escola que tem crescido muito e porque esta seria a única sessão desta edição que iria juntar os três distritos participantes este ano: Aveiro, Coimbra e Viseu”.

 

Actual tabela de classificações gerais

Nesta altura, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré assume a liderança da classificação provisória das “Escolíadas 2009”, com 255 pontos, destronando a Secundária Dr.ª Maria Cândida de Mira, com 248 pontos, que agora ocupa o segundo lugar da geral. Na terceira posição da tabela classificativa está a Secundária Homem Cristo, de Aveiro, com 242 pontos. A Secundária de Mortágua, com 239 pontos, perdeu assim a esperança de estar na final das “Escolíadas 2009”.

Convém referir, no entanto, que tudo está em aberto, visto o concurso estar numa fase inicial de apuramento, faltando ainda disputar cinco sessões, com a prestação de mais 14 escolas.

 

PEP lançado esta semana

O Prémio Escolíadas de Poesia (PEP)/Jornal da Bairrada, uma das novidades da 20ª edição das “Escolíadas”, foi lançado esta semana aos alunos de todas as escolas que já participaram no concurso. “Desafiámos 32 escolas. Este concurso de poesia procura um poeta, não um poema, sendo que cada aluno deve concorrer com o mínimo de dois poemas e o máximo de quatro”, explicou Cláudio Pires.

A data limite de entrega dos trabalhos é 22 de Maio, dia da final das “Escolíadas 2009”, sendo o resultado comunicado na Gala de Entrega de Prémios, dia 5 de Junho, no Centro Cultural de Ílhavo. Para consultar o regulamento basta aceder à página das “Escolíadas” em www.escoliadas.com.

 

“Escolíadas 2009” prosseguem hoje, dia 2 de Maio

A terceira sessão de apuramento das “Escolíadas 2009” prossegue hoje, dia 2 de Maio, na discoteca “Outro Mundo”, no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada. As provas iniciam às 23 horas e em palco vão estar três escolas: Escola Profissional de Aveiro; Colégio de Albergaria-a-Velha e Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

 

publicado por quiosquedasletras às 08:40

link do post | comentar | favorito

Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub