Terça-feira, 14 de Abril de 2009

“Escolíadas 2009” - 20ª Edição

“Fórum Escolíadas” realiza-se na sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 17 de Abril, o Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, vai receber o primeiro “Fórum Escolíadas”, para assim comemorar a 20ª edição do concurso “Escolíadas”, que arranca uma semana depois (dia 24 de Abril) com a primeira sessão eliminatória.

O “Fórum Escolíadas” vai consistir num jantar/convívio - marcado para as 20.30 horas, na sala de música ao vivo do restaurante da Quinta dos Três Pinheiros - entre todos aqueles que “já se envolveram e viveram o evento”, conforme explicou Cláudio Pires, da “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural”, que pretende reunir participantes das “Escolíadas” de várias gerações, sendo que o ideal seria “trazer gente da primeira edição, que se realizou em 1990”, afirmou.

Partilhar experiências entre todos aqueles que já participaram neste concurso - que coloca à prova as qualidades e capacidades artísticas dos jovens estudantes e professores do ensino secundário – ou que de alguma forma continuam a ele ligados, foi o objectivo que moveu a “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural” para esta realização.

Durante o jantar serão feitas diversas projecções em simultâneo de fotos e vídeos dos 19 anos de “Escolíadas”, para que todos possam recordar e partilhar as suas experiências, seja qual for o ano em que participaram no evento. Vai estar à disposição um microfone aberto e um palco preparado para receber qualquer tipo de manifestação artística.

A noite só vai terminar na discoteca “Outro Mundo”, a sala/palco onde as “Escolíadas” ganham corpo, que estará também preparada para receber a actuação de quem assim desejar.

De referir que as inscrições para o “Fórum Escolíadas” ainda estão a decorrer. O preço por pessoa é de 16 euros, incluindo jantar e o acesso à discoteca. No “Fórum Escolíadas”, “A Arte tem várias faces! Venha ‘rever’ a da juventude!”.

 

Prémio Escolíadas de Poesia (PEP)/Jornal da Bairrada

Nós não somos do século de inventar as palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século de inventar outra vez as palavras que já foram inventadas”.

É com esta frase de Almada Negreiros que a “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural” lança o desafio para reinventar as palavras, através de uma das novidades desta 20ª edição, o concurso de poesia intitulado “Prémio Escolíadas de Poesia (PEP)/Jornal da Bairrada”.

Decorrendo o Ano Internacional do Planeta Terra , com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS), e tendo consciência que é fundamental sensibilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento ao serviço do bem-estar comum e para um mundo sustentável, a “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural” propõe que esta seja a temática obrigatória deste concurso.

Cada potencial poeta deverá concorrer com o mínimo de dois textos e o máximo de quatro. A poesia pode ser uma resposta aos desafios que se colocam à geração de hoje e às gerações futuras, procurando a associação o poeta que vai marcar a mudança.

Pretende-se, com a temática escolhida, associar as “Escolíadas” às diversas actividades que, a nível mundial, se têm vindo a desenvolver nesta Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Para consultar o regulamento basta aceder à página das “Escolíadas” em www.escoliadas.com.

 

Primeira eliminatória “Escolíadas” no dia 24

Falta pouco mais de uma semana para que aconteça a primeira sessão eliminatória da 20ª edição do concurso “Escolíadas”. É já no dia 24 de Abril, sexta-feira, que vão prestar provas a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ílhavo; a Secundária Dr.ª Maria Cândida de Mira e a Escola Secundária Homem Cristo de Aveiro. A sessão tem início marcado para as 23 horas, na discoteca “Outro Mundo”, no Complexo Turístico Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada.

As sessões de apuramento decorrem entre 24 de Abril e 16 de Maio, sendo no total sete. Este ano são 20 estabelecimentos de ensino secundário que vão a concurso, dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu, num total de 2000 mil concorrentes, entre alunos e professores, que vão participar em provas de Teatro, Dança, Música, Pintura e Claques, complementadas com provas de Cultura Geral.

 

Parcerias e apoios “Escolíadas 2009”

As “Escolíadas” contam para a 20ª edição com a parceria efectiva de entidades públicas como o Ministério da Cultura, através da atribuição da declaração de “Manifeste Interesse Cultural” que concede Mecenato ao evento; a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), que vai oferecer as mil refeições servidas no decorrer das sessões e assumir mais de 3000 euros dos custos de produção. O Júri é também da responsabilidade deste organismo estatal; o Instituto Português da Juventude (IPJ), com apoio financeiro através do programa PAJ e apoio logístico na produção das “Escolíadas” e do seu “Plano de Actividades II”; a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), com apoio logístico na preparação das escolas e na constituição do Júri das “Escolíadas”; a Câmara Municipal de Ílhavo, com a cedência gratuita do Centro Cultural de Ílhavo e a Câmara Municipal da Mealhada, que vai assumir a despesa das medalhas oferecidas aos participantes.

No que diz respeito às associações, as “Escolíadas” vão poder contar com a Associação Activarte, de Aveiro, que terá por missão o suporte técnico da prestação dos concorrentes.

Os órgãos de comunicação social também vão apoiar na divulgação do evento. Nos diários são três: Jornal de Notícias, Diário de Coimbra e Diário de Aveiro. Relativamente aos semanários, são seis: Jornal da Bairrada, Jornal Mealhada Moderna, Jornal Litoral Centro, Jornal da Mealhada, O Aveiro e o Jornal do Centro. As “Escolíadas” contam ainda com a divulgação de duas rádios locais: a Rádio Terra Nova e a RCPfm Mealhada.

Existem duas empresas que também vão colaborar com o evento. O Best Western Quinta dos Três Pinheiros e a Sumol + Compal, ambas através de apoio financeiro e logístico.

 

 

publicado por quiosquedasletras às 07:33

link do post | comentar | favorito

Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub