Portugal tem longo caminho pela frente
Portugal tem um longo caminho ainda a percorrer em matéria de intervenção ao nível da Violência Doméstica. A conclusão pode ser retirada de um jantar-debate subordinado ao tema, que trouxe à Mealhada Joana Vidal, presidente da APAV.
Joana Vidal, presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) foi a oradora convidada pelo Lions Clube da Mealhada, para um jantar-palestra que juntou meia centena de pessoas.
Na discussão ficou claro que em matéria de Violência Doméstica, apesar de já terem sido “dados passos importantes nos últimos anos, ainda existe um longo caminho a percorrer, quando comparamos a nossa realidade e o nosso investimento com outros países da Europa, como é exemplo a Holanda”, tal como referiu Joana Marques Vidal.
Lidando de perto com a problemática da Violência Doméstica, a oradora deixou perceber que este tipo de situações não se pode resolver apenas com a condenação dos agressores e que “muitas vezes assiste-se ao regresso ao lar de mais que uma vez das próprias vítimas. Isto é um problema que tem que ser tratado, centrando a sua resolução no apoio a todos os envolvidos: agressores e agredidos”, disse, acrescentando que a “abordagem pela repressão penal não é a mais importante; é necessário uma abordagem global, com acompanhamento”.
Por outro lado, lembrou que muito recentemente a Violência Doméstica era considerada “um assunto de natureza privada”.
Para Joana Marques Vidal é necessário apostar na prevenção, “que passa por uma campanha de sensibilização” e que “faz parte da luta contra a Violência Doméstica a atenção no agressor”.
Promoção da Igualdade
Em jeito de desafio, Isabel Moreira, presidente do Lions Clube da Mealhada, lembrou que, no âmbito da prevenção e combate à Violência Doméstica, 30 autarquias do país já têm planos municipais para a promoção da igualdade, que incluem a prevenção e combate à Violência Doméstica.
“O plano municipal para a Promoção da Igualdade visa promover a igualdade de género pela autarquia e uma das suas componentes está directamente relacionada com a prevenção e o combate à Violência Doméstica de uma forma integrada”, disse Isabel Moreira.
O objectivo é criar uma rede local que inclua, além das autarquias, entidades de referência na região e organizações não-governamentais “que possam, em conjunto, construir uma proposta para combater e prevenir melhor este fenómeno da Violência Doméstica”, diria a presidente do Lions da Mealhada, deixando assim um desafio ao poder político local.
Carlos Amorim, da Segurança Social, centrou o seu discurso na Linha 144, dando conta que a grande percentagem das chamadas para esta linha dizem respeito à Violência Doméstica. De resto, aquele dirigente não deixaria de destacar que “a vítima é alvo de várias vitimizações – fragilidade económica e social”.
Luís Ventura, representante do Governador do Distrito 115 Centro-Norte, elogiou a iniciativa e agradeceu, em nome da Associação dos Lions, o evento.
Entre os presentes neste debate estiveram o presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, o presidente da Junta de Freguesia da Mealhada, José Felgueiras, o vereador da Câmara Municipal da Mealhada, José Calhoa, técnicas da autarquia e da Comissão de Protecção de Menores, representantes da Segurança Social, o deputado da Assembleia da República, José Manuel Ribeiro, entre outros.
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB