Museu do Vinho Bairrada em festa durante três dias
Durante três dias, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, recebeu a primeira edição do “Salão dos Artistas” - Artesanato e Mostra Gastronómica, que reuniu 26 artesãos de renome a nível nacional. A cerimónia de inauguração, dia 27 de Março, contou com a presença de Pedro Machado, presidente da entidade regional Turismo Centro de Portugal (TCP), que enalteceu a iniciativa, lembrando que a “Bairrada é uma marca para preservar e potenciar. Não a queremos apagar”.
Com a organização da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada (CGLB), o “Salão dos Artistas” foi para Pedro Dias, director do museu, “uma experiência nova, visto que desta vez temos cá um formato diferente, com artesanato topo a nível nacional, albergando maior diversidade de públicos”.
Só Anadia responde ao desafio
António Duque, presidente da Direcção da CGLB, após agradecer a presença dos artesãos e a cedência do espaço à Câmara Municipal de Anadia, disse, com alguma indignação, que a iniciativa foi apresentada a todas as autarquias que constituem a Bairrada, “mas a CGLB é uma associação tão rasca que não mereceu sequer respostas. Anadia foi a única Câmara a responder”.
António Duque referiu que a CGLB procurou trazer à Bairrada os melhores, ao nível nacional, sendo todos “merecedores da visita de toda a Bairrada”. Lembrou ainda que até à data nenhum artesão tinha tido como tema o leitão, sendo todas obras inéditas, “peças de artesanato de rara beleza feitas exclusivamente para o salão. Paralelamente fizemos uma mostra gastronómica, para mostrar como podemos degustar as nossas iguarias”.
Já Pedro Machado explicou que a sua presença significava estar como responsável da TCP, porque a “Curia não faz parte de um espaço confinado. Esta região de turismo começa em Ovar e termina em Idanha-a-Nova. Este organismo integra a anterior Junta de Turismo da Curia e hoje conta com 60 municípios ”.
O presidente da TCP frisou que esses 60 municípios podem “partilhar algumas das riquezas endógenas, que anteriormente não tinham”.
Marca Bairrada continua
Pedro Machado diz que é intenção da TCP preservar e potenciar a marca Bairrada, que “queremos consolidar, por tratar-se de uma marca no mercado. A marca Bairrada tem o que a torna mais conhecida - o leitão e o espumante -, a rentabilização da Rota e ir mais longe ainda. Tem de pensar-se na promoção do leitão, independentemente da cultura. Dar o valor que ele tem e potenciá-lo, assumindo um verdadeiro cartaz turístico e gastronómico”. Pedro Machado alertou ainda para o “papel insubstituível” das confrarias.
Jorge São José, vereador da Câmara de Anadia, disse que o evento traria muita gente de fora ao concelho e apelou à união dos municípios.
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB