Litério Marques acusa Oposição de não apresentar alternativas
A Carta Educativa do Município de Anadia foi aprovada por maioria, com dois votos contra, dos vereadores do Partido Socialista (PS), no passado dia 22 de Outubro, em reunião extraordinária do Executivo camário de Anadia, liderado por Litério Marques.
Após a polémica que envolveu quatro freguesias do concelho de Anadia - Amoreira da Gândara, Ancas, Mogofores e Paredes do Bairro -, em que cada uma exigia a construção de um pólo, à excepção de Ancas, que tinha já contemplado um na sua freguesia, o documento foi alvo de nova reapreciação por parte da empresa responsável, a GeoAtributo, de Braga.
A polémica, que estalou em finais de Junho, inícios de Julho, desencadeou movimentações por parte dos populares das freguesias de Amoreira da Gândara, Mogofores e Paredes do Bairro, que fizeram circular abaixo-assinados para fazerem-se ouvir e reivindicar um pólo escolar nas suas freguesias.
Concluída a reapreciação, os pólos educativos previstos continuaram a ser nove, mas com uma alteração.
Inicialmente estava projectado construir pólos nas freguesias da Moita, Avelãs de Cima, Arcos, Monsarros, Sangalhos, Ancas, Tamengos, Vilarinho do Bairro e recuperar o equipamento de Samel, que seria profundamente intervencionado.
Nove pólos escolares: Samel sai, Paredes do Bairro entra
Terminada a reavaliação do documento, a nova Carta Educativa prevê na mesma nove pólos escolares, mas tira o de Samel para poder reformular o pólo de Paredes do Bairro. Foi esta a proposta aprovada por maioria no passado dia 22 de Outubro.
Lino Pintado, vereador do PS, afirmou ao LC que a proposta de alteração “apresentada pelos vereadores do PS não foi aceite. Apenas foi aceite a alteração correspondente às crianças da Póvoa do Pereiro que, na proposta da maioria, eram direccionadas para o pólo da Moita, passando agora a ser direccionadas para o pólo de Anadia ou, em alternativa, para Monsarros, de acordo com a proposta dos vereadores do PS.”
O vereador da Oposição disse entender que “as crianças de Amoreira da Gândara e Mogofores são fortemente penalizadas com este documento. O caso de Mogofores então é demasiado flagrante, com as crianças a serem direccionadas para Paredes ou Ancas”.
Por seu turno, Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia, justifica a anulação do pólo de Samel com a falta de alunos. Por outro lado, afirmou que o “PS nunca apresentou alternativas. Sei que as crianças têm de sair das terras, mas a culpa é da lei. Não vi nenhuma proposta do PS para beneficiar estas gentes! As freguesias de Amoreira da Gândara e Mogofores não têm crianças. E sem elas, não podem haver pólos”.
O autarca revelou que a Câmara de Anadia aprovou o documento por ser a proposta do gabinete, “que sabe o que faz”. O “PS lamentou por Mogofores não ter um pólo. Mas também não deram alternativa. Aceitámos a correcção da Póvoa do Pereiro, porque nos pareceu a melhor solução”.
Transportes e “incidente”
Lino Pintado, durante a sua intervenção na reunião de Câmara do passado dia 22 de Outubro, mencionou o transporte das crianças, a acontecer apenas com distâncias superiores a três quilómetros, porque é a partir dessa distância que a lei obriga. No entanto, o vereador do PS mostrou-se contra, justificando a sua posição com “a proliferação de cães vadios no concelho de Anadia e de ataques por parte destes aos nossos munícipes”.
Lino Pintado informou o LC de que Litério Marques disse na reunião que a sua intervenção não ficaria em acta.
“Não nos vamos comprometer com o que não nos compete. Vamos fazer nove pólos dotados de serviço de transportes, como deve ser. Pontualmente estamos a transportar crianças mais carenciadas, mas não mais do que isso”, disse Litério Marques.
Sobre os cães vadios, referiu que “existem em todo o lado. O Estado é que tem de mudar a lei. Se for para transportar todas as crianças, cá estaremos”.
Sobre o “incidente” com a acta, o edil anadiense frisou que “a acta só refere os aspectos mais importantes. Não mando nela, mas a elaboração é da minha inteira responsabilidade. Não se escreve qualquer coisa. Numa reunião extraordinária, como é lógico, só se debatem os assuntos elencados na ordem de trabalhos”. Litério sublinhou que é ele quem gere as reuniões e que não aceita a intervenção de Lino Pintado na acta.
Autarcas de Amoreira da Gândara e Mogofores desiludidos
Contactado pelo LC, Joaquim Cosme, presidente da Junta de Freguesia de Amoreira da Gândara, não escondeu a tristeza com que recebeu a notícia da aprovação da Carta Educativa sem contemplar um pólo na sua freguesia. “Vamos ser prejudicados. Todas as manifestações que fizemos, a recolha das 644 assinaturas no abaixo-assinado, as minhas diligências junto do presidente da Câmara, de nada valeu”, diz, desiludido. Joaquim Cosme adianta que a ser assim, as crianças de Amoreira da Gândara vão para o pólo de Ancas, mais perto do que Paredes do Bairro. Revela que não vale a pena continuar a manifestar-se contra, porque de “pouco adiantará”. Mas José Maria Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Mogofores, pensa de outra forma: “Discordo. Não estamos de acordo em ir para Ancas ou Paredes. A nossa posição contra vai manter-se. Queríamos cá um pólo porque fazia sentido”. O autarca, mesmo desiludido mostra força para continuar a lutar, referindo a Comissão que continua a trabalhar: “Reunimos na segunda-feira, porque estamos atrás de provas para mostar que isto é um erro”. (Foto: Ana J. Ribeiro)
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB