Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Presidente da República recebido efusivamente em Anadia

População em peso na inauguração do novo Cine-Teatro para receber Cavaco Silva

A tão almejada inauguração do novo e moderno Cine-Teatro Municipal de Anadia concretizou-se na noite da última sexta-feira, dia 6, com a presença do presidente da República. Nem a chuva nem o frio foram impeditivos para a população anadiense, que acorreu ao local de forma massiva para receber Cavaco Silva e testemunhar o acto.

Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, que não escondia a satisfação de ter no seu concelho a presença do Chefe de Estado, entregou nas mãos de Cavaco Silva a Chave de Honra da Cidade de Anadia, atribuição aprovada em sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia, que reuniu na manhã do mesmo dia.

Sensibilizado, o presidente da República agradeceu a distinção, que considerou “um belo gesto das gentes de Anadia”. Prometendo desde logo ser breve, para “não empatar o espectáculo”, Cavaco Silva disse que os portugueses conhecem já as gentilezas dos anadienses. Contudo “desconhecem o seu gosto pelo teatro”, sublinhou, lembrando o velho Cine-Teatro São Jorge, “por onde passaram, ao longo de décadas, várias companhias”.

Com o avançado estado de degradação do São Jorge, agora devoluto, foi a própria população que reclamou um novo equipamento, merecedor dos elogios de Cavaco Silva, que no entanto lembrou que o benefício de uma obra como o Cine-Teatro, e como tantas outras, “depende muito da utilização que delas é feita. É de grande responsabilidade da Câmara de Anadia promover a boa utilização deste equipamento cultural, que pode e deve trazer a melhoria do bem-estar às populações”.

Para finalizar, o presidente da República evocou o professor Rodrigues Lapa, “um grande vulto da cultura portuguesa, que espero que sirva de inspiração para a utilização que vai ser dada a esta nova casa”. 

 

Litério Marques fala da obra feita

Perante um Cine-Teatro completamente lotado, Litério Marques aproveitou a oportunidade para apresentar as obras que estão realizadas no concelho sobre a sua presidência, “mas também para sensibilizar sobre as dificuldades que enfrentamos nesta gestão”, disse.

O autarca referiu que obras como a inaugurada, “à altura das tradições de Anadia” - ultrapassou os dois milhões de euros mas veio “responder a uma grande lacuna do concelho na área da cultura” - são “exemplos concretos da intervenção da autarquia em prol da qualidade de vida dos nossos munícipes”.

Enumerando algumas das obras do concelho - Centro de Alto Rendimento - Velódromo Nacional de Sangalhos; Biblioteca Municipal (recentemente inaugurada); o Complexo Desportivo de Anadia e as suas valências; a construção dos novos Centros Escolares - Litério Marques disse tratarem-se de “autênticas odisseias, que hoje escritas já constituíam uma autêntica enciclopédia”.

Apesar de todo este investimento, o autarca garantiu que a Câmara que lidera mantém uma “situação financeira estável e exemplar para os municípios do país”. Situação que disse verificar-se devido à “gestão rigorosa e planeada, que nos permite garantir a solvabilidade e a liquidez financeira necessária ao equilíbrio das contas públicas”.

Litério Marques não terminou antes de dar a conhecer as suas maiores preocupações e dificuldades: “Ultrapassar as barreiras burocráticas” e as “dificuldades provenientes das constantes alterações legislativas”. A área social foi outra das preocupações que deu conta a Cavaco Silva.

O autarca finalizou, voltando a enumerar algumas obras já concluídas e dizendo que “muito mais nos propomos executar”, manifestando desta forma a vontade de “fazer mais e melhor, porque os anadienses assim o exigem e merecem”.

Seguiram-se as actuações do grupo coral “Clunny Vox” (Colégio de Famalicão), e de um “filho da terra”, José Cid. A noite foi conduzida com a apresentação de Jorge Gabriel.

 

Cerca de 270 lugares sentados

O novo equipamento conta com cerca de 270 lugares sentados, mais oito lugares para deficientes e está equipado e concebido para receber teatro, música, dança e cinema, além de poder servir para conferências e congressos.

 

 

publicado por quiosquedasletras às 08:05

link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub