Oliveira do Bairro vai ter Unidade de Cuidados Continuados
O concelho de Oliveira do Bairro dispõe de um elevado índice de envelhecimento e dependência populacional. Nesse sentido, é prioritária a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de longa duração, tendo sido definido em Plano de Desenvolvimento Social que a entidade promotora seria a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Esta orientação foi integrada no Plano de Desenvolvimento Social, no capítulo de convergência com o Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI), sendo uma prioridade definida pelos parceiros do Conselho Local de Acção Social (CLAS) a adesão de uma constituição local à Rede de Cuidados Continuados Integrados.
A candidatura deste projecto foi aprovada a 9 de Janeiro deste ano, e a assinatura do protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) foi efectuada no dia 15 de Janeiro. Num prazo de 24 meses, esta Unidade de Cuidados Continuados estará a funcional em pleno.
No distrito de Aveiro apenas foram aprovadas mais três candidaturas semelhantes.
A implementação desta Unidade, com capacidade para 28 camas, vai ser o tipo de resposta adequada às necessidades que o concelho tem vindo a sentir, na área de geriatria, contribuindo desta forma para os objectivos locais, regionais e nacionais, uma vez que se apresenta como uma prioridade supra concelhia.
Rede SAPO Local
Águeda
Junta de Freguesia de Aguada de Cima
Junta de Freguesia de Belazaima do Chão
Junta de Freguesia da Borralha
Junta de Freguesia de Espinhel
Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga
Junta de Freguesia de Valongo do Vouga
Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - GFER
Grupo Folclórico da Região do Vouga
Anadia
Biblioteca Municipal de Anadia
Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Adega Cooperativa de Vilarinho do Bairro
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
WRC - Web para a Região Centro
Aveiro
Biblioteca Municipal de Aveiro
Junta de Freguesia de Esgueira
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Mealhada
Biblioteca Municipal da Mealhada
Associação de Amigos para a Defesa de Luso e Buçaco
Associação de Carnaval da Bairrada
Oliveira do Bairro
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro
Escolas Concelhias do Ensino Básico - EB1
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Associação Comercial e Industrial da Bairrada - ACIB
Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Oliveira do Bairro - APECEBOL
Associação dos Amigos de Perrães - AMPER
Associação de Solidariedade Social do Silveiro - SOLSIL
Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro - CALCOB