Sábado, 29 de Novembro de 2008

CDS-PP de Anadia preocupado com abandono e degradação

Estação da Curia pode originar acção judicial

João Tiago Castelo Branco, presidente do CDS-PP em Anadia, afirmou, em comunicado de Imprensa, que a Comissão Política que lidera pondera “processar judicialmente” a Refer e a Câmara Municipal de Anadia, “caso a situação de insalubridade, insegurança e abandono” da Estação de Caminho-de-ferro da Curia “se arraste por mais tempo”.

O líder do CDS-PP Anadia emitiu o comunicado após ter recebido as respostas das duas entidades com responsabilidades sobre a matéria - Refer e Câmara de Anadia -, às quais apresentou reclamações e pediu algumas explicações, por escrito, a 6 de Outubro último.

Refira-se que João Tiago Castelo Branco denunciou “o total abandono a que tem sido votada a Estação de Caminho-de-ferro da Curia” em reunião do Executivo camarário, liderado por Litério Marques, no passado dia 1 de Outubro.

Conforme o Quiosque das Letras publicou, no dia 11 de Outubro, o líder do CDS-PP Anadia referia que “a que já foi uma das mais belas Estações do país é hoje um albergue para quem não tem onde pernoitar, refúgio de prostituição e de práticas de toxicodependência, antro de dejectos e de todo tipo de lixos”, sendo que no dia-a-dia as casas de banho estão encerradas, não havendo caixotes de lixo e estando os elevadores “atulhados de lama, vomitado e dejectos humanos”.

Face a tudo isto, o líder dos populares pediu esclarecimentos, revelando as respostas de ambas as entidades, que considera “contraditórias”, não satisfazendo “os superiores interesses do município”.

A resposta da Refer sublinha a existência de um protocolo, celebrado em 2003 com a Câmara de Anadia, concedendo-lhe a utilização do edifício da Estação da Curia, para aí serem instaladas actividades que a autarquia viesse a integrar no Plano de Desenvolvimento da Curia. A carta que Castelo Branco recebeu da Refer descreve ainda que o protocolo também responsabiliza a Câmara “pela manutenção dos espaços utilizados pelos passageiros do caminho-de-ferro, incluindo as instalações sanitárias”.

A referida carta acrescenta que “apesar dos contactos estabelecidos com a autarquia, e não tendo sido possível até à presente data concretizar os objectivos acima expostos, vai a Refer tomar as necessárias iniciativas, ao abrigo do protocolo em vigor, de modo a que o nível de qualidade e conforto das instalações à disposição dos passageiros seja o adequado”. A Refer adiantou ainda que no que diz respeito aos elevadores, estão a ser tomadas medidas para “garantir a operacionalidade permanente”.

 

Câmara vai reabilitar edifício

Já Litério Marques, na sua resposta, referiu que a autarquia tem vindo a dialogar com a Refer no sentido de elaborar um estudo para a reabilitação do edifício, o qual “está neste momento a ser concluído para análise e aprovação por esta entidade. É intenção da autarquia iniciar a reabilitação do edifício imediatamente após a aprovação por parte da Refer do projecto em causa”.

Relativamente à situação actual, a Câmara de Anadia “tem vindo a manter o edifício em condições de segurança e salubridade, no entanto esse trabalho tem vindo a ser constantemente vandalizado”. O autarca disse também já ter solicitado à GNR colaboração, para assegurar as boas condições de segurança do espaço, estando ciente que o vandalismo só acabará após a reabilitação do edifício, “pelo que estamos a encetar todos os esforços no sentido que a mesma se inicie com a maior brevidade possível”.

O CDS-PP Anadia considera “inaceitável” duas entidades com responsabilidades no assunto estarem há cinco anos a “desconsiderar levianamente as pessoas, o património e uma estância turística a quem muito devem”. Castelo Branco diz ser “no mínimo ridículo que se diga que existe segurança, salubridade e higiene” quando nada disso acontece. Por tudo isto, pondera “processar judicialmente” as duas entidades. (Foto: Davide Silva)

 

 

publicado por quiosquedasletras às 08:25

link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds