Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008

Grupo de 15 pessoas reúne para manifestar desagrado

Candidatos a militantes envergonhados com o PSD

Um grupo de 15 candidatos a militantes do PSD, da freguesia de Avelãs de Cima, Anadia, que integram a lista dos 182 militantes propostos por Litério Marques, presidente da Comissão Política de Secção (CPS) de Anadia do PSD - mas recusados através de um despacho, com data de 13 de Outubro, assinado por Luís Marques Guedes, secretário-geral do partido, por entender não estarem cumpridos os requisitos da sua aprovação pela CPS -, reuniram no dia 8, para informar os jornalistas que vão recorrer à Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro, porque entendem que devem ser aceites como militantes do partido, chegando mesmo a considerar já o serem.

A conferência de Imprensa, que decorreu na casa de um dos candidatos a militante, Manuel Veiga, contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, Armando Pereira, que apesar de concorrer há vários mandatos como independente, mas pelas listas do PSD, também só agora entendeu filiar-se no partido. Quem ainda marcou a sua presença, “como cidadão e amigo e presidente da CPS de Anadia do PSD”, conforme apresentou Manuel Veiga, foi Litério Marques, que aproveitou a ocasião para dirigir-se ao grupo e “relatar os factos tal e qual eles são”.

Convém referir que na listagem dos 182 militantes, que afinal são agora 186, conforme Litério Marques já anteriormente havia explicado, 82 deles são da freguesia de Avelãs de Cima, estando, no entanto, presente uma minoria - apenas 15 -, na reunião/conferência de Imprensa do dia 8 de Novembro.

Manuel Veiga, o anfitrião, começou por dizer que a filiação no PSD das 82 pessoas em causa era o principal assunto da reunião, referindo que serviria também para “dizer as verdades do que realmente se está a passar, uma situação que me deixa profundamente indignado”.

Já Litério Marques disse estar solidário com todos, por estar em causa uma “injustiça”, prometendo ser a única voz a nunca calar-se.

Litério Marques, em documento entregue durante a reunião, acusou Luís Marques Guedes de não ter procedido, nem mandado “proceder à respectiva inscrição, como lhe compete. Tendo-se remetido a total silêncio, desconhecendo quer a CPS de Anadia, quer os candidatos a militantes já admitidos, o porquê de tal silêncio e o que estaria subjacente ao mesmo”. E acrescentou ainda que o secretário-geral do PSD não explicou a ninguém o que se passou na realidade: “Ele tinha de dar justificação”. 

Criticou ainda a Comunicação Social, como aliás tem vindo a acontecer em outras ocasiões, e com regularidade, acusando-a de “vir quase sempre a deturpar ou misturar as minhas comunicações com outras de outras pessoas, que apela para que comentem, acabando por serem feitas afirmações erradas”.

Litério Marques lançou uma questão: “A freguesia de Avelãs de Cima nunca teve militantes e agora que vai ter, porque não pode?”. E garantiu não ter pedido a nenhum dos candidatos para ser militante e que só foi o proponente porque existem apenas dois militantes do PSD na freguesia.

“Mas não querem que vocês votem! E vocês têm condições para votar, porque estão legais! Alguém tentou marcar as eleições no PSD Anadia para dia 1 de Dezembro para evitar que vocês votassem”, atirou.

   

“Para mim já são militantes”

O presidente da CPS de Anadia do PSD informou os 15 candidatos a militantes que como Marques Guedes deixou “ultrapassar mais de 30 dias após a recepção dos pedidos de inscrição, sem que o tenha feito, colocou os candidatos como admitidos, como militantes efectivos e deveria, como deverá, ter-lhes enviado o respectivo cartão de militante, com data de inscrição de 5 de Junho de 2008. Para mim, vocês já são militantes. É aguardar apenas a chegada dos vossos cartões”, disse.

Armando Pereira afirmou que só agora veio à baila a inscrição no PSD devido à situação do partido: “Quem se inscreveu fê-lo voluntariamente. Não houve coacção. E não somos militantes de véspera! Há 32 anos que lutamos pelo PSD. Decidi-o só agora porque entendi que devia enriquecer as bases do partido”, justificou.

Arsénio Tomás, outro dos candidatos, mostrou-se chateado com a situação, dizendo que se faz parte da Assembleia de Freguesia há mais de 20 anos, também devia servir para militante do partido. Amílcar Almeida mostrou-se envergonhado com o que se está a passar, “após 16 anos ao serviço desta freguesia”.

Carlos Almeida também fez parte da Junta de Freguesia durante oito anos. Admitiu ter vindo do CDS, mas que por sentir-se bem no PSD, pensou tornar-se militante.

 

Recurso ao despacho de Luís Marques Guedes

Litério Marques disse ainda ter já recorrido do despacho de Marques Guedes, ao que Manuel Veiga disse acreditar que “corra da melhor maneira, para sermos aceites”. Individualmente prometeram recorrer à Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro, admitindo, no entanto, serem já militantes.

Apesar de estarem “indignados”, “chateados” e “envergonhados” com o PSD, os candidatos a militantes de Avelãs de Cima garantiram que, independentemente da resposta da Distrital, como “pessoas honestas” que são não virariam as costas ao partido.

 

 

publicado por quiosquedasletras às 07:32

link do post | comentar | favorito

Pesquisar

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Letras

Aeróbica reuniu cerca de ...

Câmara Municipal de Aveir...

Seminário Internacional “...

Luís Fernandes, da d’Orfe...

Voluntários ajudam a limp...

Recortes de jornais desde...

Rota da Lampreia e da Vit...

Câmara Municipal de Anadi...

Candidaturas ao Fundo Soc...

Reunião aberta para a ini...

Letras na gaveta

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Letras

todas as tags

Banca de Notícias

Contacto

quiosquedasletras@sapo.pt
blogs SAPO

subscrever feeds